Um autor escreve uma peça sobre os problemas sociais na favela. Só que de repente ele se da conta que os personagem que habitavam seu submundo imaginário saíram do papel para viver seus conflitos no mundo real.
Um marido agressor, uma mulher grávida viciada, um moleque de rua cheira-cola e uma travesti traficante são as “criaturas” que vão interferir no universo da favela, em um boteco onde também se encontra o samba e as belezas produzidas no morro, quase sempre usurpados pelos que vivem no asfalto.

O texto utiliza-se de uma linguagem metateatral, influenciada pela peça “Seis personagens em busca de um autor”, de Luigi Pirandello. Assim, traça-se um paralelo entre os personagens, indignados com sua condição de criaturas da cabeça de um escritor, e a realidade cotidiana de bairros pobres de Londrina. Em Busca de suas Criaturas discute o impacto da arte sobre as relações de poder da sociedade, que por outro lado, também interferem no fazer artístico.

Download do texto completo em pdf

Ficha Técnica

Direção e texto: Everton Bonfim.
Elenco: Carolina Gambarini, Cristiane Demétrio, Edgar de Abreu, Everton Bonfim, Maíra Villas Boas Estima, Manuel Arruda, Marcelo R. Pinhatari, Miguel Arruda e Rafael Francis.
Substituição: Danilo do Amaral, João Victor Campos e Silva, Vinicius Kafo e Laura Lago
Operador de Luz: Thyago Bezerra.
Fotos: Celso de Brito